Organização de Produtores

  • As Organizações de Produtores (OP), são associações que têm como objectivo assegurar a programação da produção, promover a concentração da oferta e a colocação no mercado, reduzir os custos de produção e a regularização os preços de venda, promover as boas práticas de cultivo, de protecção dos recursos naturais e da biodiversidade, e a rastreabilidade dos produtos.

    A organização da produção, em particular das micro e das Pequenas e Médias Empresas (PME), é benéfica quer para os produtores, para a distribuição e para o consumidor, especialmente num país de dimensão reduzida à escala europeia, como é Portugal.

    As Organizações de Produtores (OP), são associações que têm como objectivo assegurar a programação da produção, promover a concentração da oferta e a colocação no mercado, reduzir os custos de produção e a regularização os preços de venda, promover as boas práticas de cultivo, de protecção dos recursos naturais e da biodiversidade, e a rastreabilidade dos produtos.

    O regime de reconhecimento tem como objetivos, entre outros, a concentração da oferta e o reforço da posição dos produtores na cadeia de valor, incentivando que as organizações da produção sejam estruturas consequentes na sustentabilidade das unidades produtivas dos seus associados.

    As organizações de produtores reconhecidas, por definição constituídas por iniciativa de produtores, devem obedecer a valores mínimos de produção comercializada e a um número mínimo de produtores, definido por setor ou produto. Promovem uma otimização dos recursos com vista à colocação das produções no mercado, a concentração da oferta, o reforço da posição dos produtores na cadeia de valor e a melhoria da cadeia de distribuição e comercialização.

    Além de todas estas vantagens, os agrupamentos e as organizações de produtores oficialmente reconhecidos, podem ainda tirar partido dos fundos comunitários no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), nomeadamente no momento da criação dessas entidades.

    Os agrupamentos de produtores e as organizações de produtores, reconhecidos, abrangem associações de empresas de todos os setores de atividade agrícola, incluindo frutas e produtos hortícolas, leite e produtos lácteos, ou floresta.